domingo, fevereiro 21, 2010

Concerto da Metropolitana

Hoje covidei uma amiga para ir comigo assistir a um concerto da Metropolitana de Lisboa, recebi um convite duplo e como a minha cara metade, música clássica nem "perto nem longe" esta minha amiga aceitou prontamente!
Para os que me conhecem, já sabem que sou péssima a orientar-me de carro em Lisboa, maravilhosa cidade sim senhora!, mas péssima em sinalizações e placas que nos ajudem a chegar a qualquer lado!
Enfim, andei às voltinhas por Campolide e arredores c. 40 min, não havia maneira de encontrar como chegar aquele edifício Maravilhoso da Reitoria da UNL, que se vê tão bem da Av. Calouste Guklbenkian, que nem sequer tive dúvidas que daria certinha com o lugar, por isso não recorri ao meu super amigo "Google maps" (meninas acreditem que é o melhor amigo para quem precisa se deslocar de automóvel nesta nossa Lisboa, precisa de alguns acertos, mas tem me safado inúmeras vezes)!
Pois bem prescindi, deste meu "amigo" confiando que não teria problemas em lá chegar... pois enganei-me! Faço ideia o que não terão pensado alguns dos moradores a verem passar aquele mesmo carro tantas vezes pelas mesmas ruas com duas gajas lá dentro, completamente perdidas!
Vocês devem estar a perguntar-se porque não parei para perguntar o caminho, pois bem eu explico, 1) hoje o meu lado masculino devia estar mais activo, sim eu tenho um lado masculino é fácil de ver porque tenho mais pelos nos braços que o meu irmão (e nas pernas) e pelos rios de dinheiro que gasto em depilações às pernas, por isso parar para perguntar, nem pensar!; 2) com um dia de chuva como o de hoje nem se vê viva alma na rua, e quando via alguém, das duas uma ou não podia parar ou estava muito longe!

Mas à 3ª volta lá vimos um jovem e a minha amiga já algo desesperada, abre prontamente o vidro e pergunta ao jovem "Como chegamos à Reitoria da UNL? por favor!"
O rapaz só sabia dizer que tinha uma entrada "por ali" e há outra pelo "outro lado" (fazendo um gesto vago com os braços, para sítio nenhum ...) e que quando "chegássemos à entrada era melhor perguntar ao segurança onde era a Reitoria"!
Agradecemos muito sorridentes e já mais "elucidadas" com tão boas indicações, demos mais umas 4 voltas passando pelo estabelecimento prisional, palácio da justiça e imaginem que até ao Corte Inglês fomos dar!

Prontos mais umas peripécias e finalmente consegui perceber que tinha de seguir por uma estreitíssima rua em péssimas condições na qual estavam inúmeros carros estacionados em sentido contrário (que a tornavam ainda mais estreita) para finalmente conseguir chegar ao dito edifício!
Finalmente chegamos com 30 min. de atraso, apressadas irrompemos esbaforidas pelo edifício adentro e lá nos indicaram a recepção onde levantamos os bilhetes e pedi imensas desculpas pelo atraso, "mas não havia maneira de dar com este sítio!" e o meu mais belo sorriso!
Lá uma das moças nos acompanhou até à entrada do auditório (ela em bicos de pés) e eu e a minha amiga com as botas a soarem "toc" "toc" bem alto no soalho de madeira, abriu a porta e recomendou que ficássemos em pé encostadas à parede até o intervalo e só então procurarmos um lugar para nos sentar, à esquerda que ainda estavam alguns vagos.
Lá entramos nós numa sala em anfiteatro de onde fluiam sons de um belo violino! "Finalmente, haviamos chegado!"
Olhando para o lado esquerdo reparo que existem realmente lugares lá e puxando o braço da minha amiga lá fomos nos sentar, na 3ª fila à frente de uns senhores. E eu a pensar "não sei porque esperar em pé até o intervalo, se estão aqui tantos lugares!" Abancamos!
Maravilha ainda conseguimos apanhar as duas últimas de Mozart, após o intervalo seria Beethoven (o meu favorito!). No intervalo lá fomos à procura de um WC. O bar estava fechado mas havia daquelas máquinas de café, chocolate quente, águas... e após uma longa fila lá conseguimos finalmente tirar dois chocolates quentes!
Toca a entrada para a segunda parte do concerto... lá vamos nós novamente apressadas anfiteatro adentro, a rapariga à porta deixou-nos entrar com os cacaus a meio, "uma querida"!
Voltamos para os mesmos lugares na 3ª fila à frente dos mesmos senhores...
Beethoven... Beethoven Pastoral ... fechando os olhos
«... lá estva eu a passear por um belo campo de flores silvestres, ao fundo corria um pequeno riacho, havia o canto dos pássaros e o sussurro suave da brisa que balouçava as folhas das árvores e arbustos, caminhava por este campo e derrepente o vento começa a soprar com mais força, ao longe o som dos trovões.. outro e mais outro cada vez mais alto, mais próximos... um relâmpago, dois, três rasgam o céu... as nuvens escuras rompem-se e a chuva precipita-se no solo, nas flores, nas árvores... começo a correr, os pés batem com força no solo os pés molhados e sinto a terra entre a planta do pé e a sandália, o meu vestido primaveril (branco de pequenas flores vermelhas) ensopado colado ao corpo, sinto a água morna a escorrer pelo meu rosto, um ar abafado invade-me as narinas, aquele cheiro de terra e mato molhado, começo a abrandar a corrida... a chuva diminui, as nuvens começam a clarear...» abro os olhos "Ah! querido Beethoven, obrigada por este maravilhoso passeio de primavera nesta fria tarde de inverno!"
Mais música e se acabou o nosso interlúdio musical, muitas e muitas palmas!!!
Lá nos levantamos para sair, começo a vestir o casaco, viro-me para trás e só então reparo bem nos três senhores que estavam mesmo atrás de nós, um deles tinha uma câmera de filmar num tripé... a filmar o evento...
Ups! exactamente nós passamos à frente da câmera de filmar, não uma mas duas vezes, pois que entramos atrasadas... no início e após o intervalo!
Saí e comentei o facto com a minha amiga ao que esta me diz: "eu reparei, mas tu foste sentar e acabei por ir atrás de ti..." olhamos uma para outra e desatamos a rir às gargalhadas!
O Sr. deve nos ter xingado, com certeza!
Terá pelo menos dois cortes certos a fazer nas filmagens, onde duas "cabecinhas" passam à frente da orquestra! "Que cena!"
Acabamos em Belém a tomar um chá, com meia torrada cada uma e onde não me furtei a comer dois belos pastés de belém e a minha amiga apenas um (é mais bem comportada que eu)! Mas aquelas voltinhas todas fizeram-me fome, que fazer?
Lá a deixei, a torcer que a tupperware que lhe ofereci com uma porção de "Bacalhau escondido" que fiz para o almoço, lhe saiba tão bem que me perdoe o "mico" que a fiz passar e queira sair comigo novamente para outra "actividade cultural"!



Sem comentários: