quarta-feira, janeiro 29, 2014

Semanário "Mundo Literário" disponibilizado na Hemeroteca digital de Lisboa

A Hemeroteca Digital de Lisboa disponibilizou a coleção digital dos 53 números [N.º 1 (11 Mai. 1946)-n.º 53 (1 Mai. 1948)]  do semanário de crítica literária "Mundo Literário" que teve na direção Jaime Cortesão Casimiro.

Mundo Literário (n.º 1 - 11 Mai. 1946) imagem da Hemeroteca de Lisboa
Nota de Apresentação do semanário
"O seu subtítulo, “semanário de crítica e informação literária, científica e artística”, elucida desde logo quanto à abrangência dos seus conteúdos, numa perspetiva de divulgação expressa no editorial do número 1, em que a revista se propõe “ser, entre a arte, a ciência e a literatura de um lado, e do outro o público, o terreno comum”. A sua existência foi interrompida em Maio 1948 (após um 53.º número que surge 1 ano após o anterior) por motivos financeiros mas também, alegadamente, por intervenção da censura. (...)

Imagem Hemeroteca Digital
Mundo Literário N.º 1 - Maio 1946
Contou com a colaboração Carlos Drumond de Andrade, Adolfo Casais Monteiro, Alexandre O’Neill, Eugénio de Andrade, Matilde Rosa Araújo, Fernando Namora, Alves Redol, Joel Serrão, Jorge de Sena, Jacinto do Prado Coelho, João Gaspar Simões, entre muitos outros."

Mais informações sobre esta importante publicação podem ser consultadas na Ficha Histórica preparada por Helena Roldão.

K&H

Sem comentários: