terça-feira, abril 12, 2011

Tepan-Yaki


Na semana passada meti-me no autocarro e fui almoçar, sozinha, ao Estado-Líquido Fusion Sushi. O ambiente estava calmo, até porque fui a primeira cliente a aparecer para almoçar, por isso consegui a mesa, a única, ao pé da janela. Tinha intenções de comer sushi, mas o prato do dia era Tepan-Yaki (Salmão com legumes grelhados e salada) e não resisti, como praticamente nunca resisto a um bom salmão grelhado, diga-se…

Quando o prato veio, não comecei logo a comer, à boa maneira japonesa, pelo menos a percepção que se tem nos restaurantes que servem comida japonesa na Europa, o prato vinha estrategica&esteticamente ornamentado e organizado. (Não, não tenho fotos, parvoíce né, mas tiver vergonha de puxar do telelé e tirar foto… também sou humana e tenho direito a ataques de timidez, embora raros, o passado mês de Março ocorreram 2, isso é que não é normal, mas enfim, adiante…)

Lembrei-me de uma expressão que no 2ª semestre do curso ouvi de uma professora,

Hoje as pessoas mais que serviços e produtos querem a experiência. As pessoas querem viver experiências!”
Percebi que estava naquele momento a viver uma experiência, uma experiência gastronómica. E o bom de estar a passá-la sozinha é que como não se troca comentários no momento com ninguém, elas ficam mais puras no sentido de não se “contaminarem” com as expressões e comentários de outros comensais.

Pedi talheres, com medo de não me entender com os pauzinhos (como é hábito), a moça lá trouxe uma colher e um garfo de… sobremesa!!! “Tem que ser de sobremesa porque não temos talheres de refeição, só pauzinhos mesmo, e não temos facas de sobremesa.” Com um sorriso que desarma, qualquer tentativa de reclamação, sorri e disse
“ah! Eu cá me arranjo!”
(com aquele ar meio à dúvida e já rindo interiormente da antevisão do que me parecia ser um almoço bastante... hum! animado com comida a voar mesa a fora!) Lá peguei nos pauzinhos e lançando um último ar de despedida aquele cenário colorido iniciei a degustação! Huummmum!
O salmão num ponto entre o óptimo e o muito bom, os legumes saborosos e a salada variada e super fresca e saborosa!
Fui comendo, olhando para a janela, a vista é o belo Largo de Santos (Jardim Nuno Álvares também chamado Jardim dos Gatos), bebericando o Calpis de Maracujá que pedi para acompanhar, comia, apreciava a vista, bebericava o calpis e tudo acompanhada pela maravilhosa música ambiente do CD da casa (que pode ser adquirido por 5€, mas não, não o comprei, ainda!). E comi tudo com os pauzinhos, tudo, tudinho, até a salada e os bocadinhos pequeninos de salmão que teimavam em querer ficar no prato e tudo sem stress, sem me saltar nada do prato ou dos pauzinhos, sem me sujar, ou à mesa.
Uma linda menina, papa tudo e não se suja!

Chega a hora crítica, da sobremesa, que geralmente dispenso sem grandes problemas, mas que raio de experiência seria aquela sem a sobremesa??? Fui namorando a carta (sim porque sobremesa, enamora-se, não se escolhe assim ao calhas!), Mousse de 3 chocolates, Gelado de coco…, Sopa de chocolate, … e lá descobri o que achei ser a melhor escolha para um almoço que havia sido saboroso e leve; Sorbet de Limão com Manjericão. Escolhi bem, o azedinho do limão, com o sabor soberbo do manjericão e o facto de ser fresco… Delícia!!! “Não, nada de café obrigada!” Hoje dispenso!

Fica um pouco puxado, sim fica principalmente para mim, mas é para aquelas ocasiões em que nos presenteamos a nós próprias, com algo de muito bom e diferente! Uma boa experiência gastronómica.
Preços:
Tepan-Yaki – 15.00€
Calpis de Maracujá – 6.00€
Sorbet Limão-Manjericão – 3.50€
Total 24.50 €

Fica o site, para “vasculharem”, uma outra experiência muito boa, virtual… divirtam-se!

Fiquem bem!

Sem comentários: