sexta-feira, agosto 30, 2013

"A Gazeta de Lisboa" (1715-1750) - disponível na Hemeroteca Digital

Bom dia!

Recebi ontem a newsletter da Hemeroteca de Lisboa a informar que já disponibilizaram mais edições de A Gazeta de Lisboa, que é 
"não só uma das publicações periódicas portuguesas mais antigas (com início de publicação em 1715), como um exemplo de longevidade (publicada até 1833). Foi redigida, desde a sua origem, por José Freire de Montarroio Mascarenhas, que se manteve à frente da publicação até 1760, data da sua morte.

Este semanário surge como fonte incontornável para a história de mais de um século do mundo ocidental, cobrindo períodos de intensa actividade diplomática e bélica. Até ao surgimento, em 1820, do Jornal do Governo, a Gazeta de Lisboa era o mais importante periódico oficial de informação política português. Contém ainda informação sobre livros postos em circulação em Portugal."

Não sei quanto a vós, mas eu gosto muito de ler publicações antigas deste género. Podemos notar a evolução/alterações da língua portuguesa, obter informação histórica, conhecer hábitos e costumes de época, etc.; como podem verificar na imagem abaixo.



A Gazeta , N.º 1 ao n.º 4, Agosto, 1715

Quem quiser dar uma espreitadela, é só clicar nos links acima e conferir. A consulta é disponibilizada em dois formatos, o HTML e em PDF.
Sendo que neste caso o formato HTML é, quanto a mim, mais simpático permitindo uma melhor leitura (c/zoom) e mais facilidade de "folhear" a obra; enquanto o PDF torna-se ideal se a pessoa pretende imprimir e ler em papel, sublinhar, etc.

Boas leituras!

K&H
maria

Sem comentários: