sexta-feira, junho 10, 2011

Bárbara Kruger - contestação e reflexão...

Sou uma grande fã dos trabalhos de Bárbara Kruger. Imagens aliadas a pequenos slogans que são uma chamada de atenção à vida e como a vemos e principalmente vivemos!!



Vale à pena conferir o site oficial dela e ver um pouco mais da sua obra!!

K&H

3 comentários:

Iz disse...

Toda as suas obras têm assim esta característica de chocar?
Gostei :)

mjmgnunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mjmgnunes disse...

oi!! Acho que o choque é uma consequência sim, mas o principal que vejo na obra dela é o provocar uma reflexão sobre a vida e os valores ou aquilo que socialmente se valoriza.
Na actual conjuntura acho o trabalho dela ainda mais actual e tal como os trabalhos dos expressionistas alemães pós 1ª guerra mundial deu fortes indícios do desconforto duma Alemanha que se rendeu (que não foi vencida, a rendição é sempre mais humilhante!) o trabalho da B.Kruger já preconiza com anos de antecedência a crise de valores que vivemos agora.
Para vivermos em sociedade tem de haver valores e moralidade que se respeite e cultive, tem de haver limites e responsabilização! No fundo acho que o trabalho de Kruger, muito ligado ao movimento feminista trata muito das questões do "socialmente correcto" ou do que "socialmente se valoriza". Ela chama atenção para tudo desde o 'sacrifício' de uma cirurgia plástica em prol de um ideal de "beleza" altamente duvidoso, ao facto de os homens envolverem-se em "intrincados rituais" de "pancadinhas" como pretexto para tocarem-se!! São sempre imagens com curtas frases que dão um segundo sentido, ou talvez o real sentido, das coisas, dos gestos, dos rituais, ...

Obrigada por cá passares TM.
Bom fim-de-semana!