sexta-feira, maio 20, 2011

Afinal o que é isso de "politicamente correcto"?

Se há frase ou expressão que me aborrece e enerva é "politicamente correcto"!
Ainda mais quando já virou um chavão ou cliché  saindo assim no meio ou fim de conversas como se de uma sentença ou alguma regra ou lei, se tratasse!!
Gostava de saber quem foi que teve a iluminação de sair-se com esta (talvez algum dos meus seguidores um dia passe por aqui e esclareça-me...) uma primeira vez e quem lhe achou algum mérito para a perpetuar como se procedesse de uma excelente descendência seminal.

Com certeza que há para aí quem pense o mesmo que eu (sim porque cada vez mais me convenço que hoje não há hipótese de pensamentos "sozinhos").
Mas onde, mas Onde? e Quando? pode-se juntar política e correcção na mesma frase ou sentença, ainda por mais atribuindo-lhe uma característica de algo válido e/ou correcto??

[Se há algum tempo atrás se poderia dizer, "- vamos definir uma política de actuação!", hoje é preferível dizer-se "- vamos definir um conjunto de regras e procedimentos de actuação!".
Pelo menos assim sempre dá um ar mais sério à coisa e a possibilidade de algo se concretizar ou ser levado a bom porto.
É que frase onde entre política, é fadada ao esquecimento; e projectos e planos, que per si já dependem de uma série de elementos a serem trabalhados e racionalizados, se metem política, nem uma vez que seja, é projecto falhado, e certo que nunca será concretizado.]

Mas afinal o que é politicamente correcto??
A wikipédia define assim a expressão:
"O politicamente correto (ou correção política) é uma política que consiste em tornar a linguagem neutra em termos de discriminação e evitar que possa ser ofensiva para certas pessoas ou grupos sociais, como a linguagem e o imaginário racista ou sexista.

Defensores do "politicamente correcto" têm como objectivo tornar a linguagem mais neutra e menos preconceituosa. Em diversas áreas é típica a utilização de termos masculinos para situações que se aplicam tanto a homens como mulheres. Um exemplo do politicamente correcto é a substituição do comum "Tribunal Europeu dos Direitos do Homem" pela frase neutra em termos de género de "Tribunal Europeu dos Direitos Humanos" (como acontece em inglês, por exemplo). O conceito filosófico do politicamente correcto é que ao evitar a utilização destes termos discriminatórios estaremos a trabalhar para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Pois bem então uma linguagem que se pretende ser menos descriminatória e ofensiva em vários sentidos como o sexista ou racista!!! Ora, ora...
Pena é ser só na linguagem, [né?]:

  • Porque as mulheres actualmente trabalham a dobrar, em casa e fora dela, e têm de estar constantemente a "provar" que são tão boas profissionais como qualquer outro Humano/Homem e continuam, mesmo assim, a usufruir dos salários mais baixos mesmo em posições equivalentes às dos outros Humanos/Homens. E as que conseguem subir na vida continua a dizer-se delas que "subiram na horizontal!" ... ah! pois, não se diz para ser politicamente correcto, mas pensa-se... e como são os nossos pensamentos que continuam a condicionar os nossos actos...


  • "é politicamente correcto não falar de dinheiro ou problemas relacionado com este à mesa de refeições" nem que aquela seja a última refeição que o dinheiro permitiu comprar e que amanhã o mais certo é não se comer ah! pois, não se diz para ser politicamente correcto, mas pensa-se... e como são os nossos pensamentos que continuam a condicionar os nossos actos ...;

  • "é politicamente incorrecto, chamar pretos às pessoas de... tez escura!", mas não o é continuar a pensar-se neles como as senhoras das limpezas ou os homens das obras, ou que são estúpidos, mesmo que os mesmos já ocupem e estejam bem instalados em várias camadas sociais actualmente como empresários, médicos, economistas, ... e bem sucedidos ... ah! pois, não se diz, para ser politicamente correcto, mas pensa-se... e como são os nossos pensamentos que continuam a condicionar os nossos actos...

Por isso a minha sugestão é, que tal em vez de começarem pela linguagem, começar-se a real mudança pela mentalidade. Os nossos pensamentos condicionam actos e modos de comunicação, por isso seria muito mais politicamente correcto iniciar o processo de alteração de mentalidades, que são as mudanças de fundo e as que realmente irão produzir reais efeitos e mais duradouros, e vão ver como os actos e a linguagem alteram-se sem mais qualquer esforço!
E as mentalidades mudam-se, não por uma política de correcção, mudam-se mediante boa educação* alicerçada em sólidos valores morais e com a valorização do mérito, que todos sem excepção o temos. 
             * Refiro-me a boa educação que deve ser dada em casa pela família. Porque a Escola não serve para educar, só para instruir. A Escola é um dos meios sociais onde a criança deverá pôr em prática a educação que lhe é dade em casa. Se a Escola passa a ter a função de educar e instruir... bem é o que tem sido nos últimos 30 anos e bem se vê no que tem dado não é?

Não se pensa nem se deve chamar preto ao menino, não por ser politicamente incorrecto, mas por o menino ter nome e os nomes servem para isso, para se identificar e chamar as pessoas, é por isso que os pais têm imenso gosto em escolher um nome para a criança, homenageiam um avô, um tio querido, etc. e depois a criança vai para a escola e o chamam "preto", "russo", "caixa d'óculos", "manco", ... chato! não acham?

Não se diz nem se pensa de uma colega bem-sucedida, que "subiu na horizontal", ou que "não tem homem que a coma em casa por isso só faz é trabalhar e infernizar os outros", não por ser politicamente incorrecto, mas  porque todas nós sabemos que precisamos de nos esforçar muito mais que eles para chegar a qualquer lado e porque todas conhecemos mulheres que "têm quem as comam" e que isso não as impede de serem umas autênticas infernizadoras!!
Uma mulher se trabalha e destaca-se no trabalho ou é uma puta que dorme com o chefe ou é uma mal amada em casa... já um homem é trabalhador, esforçado, inteligente, pulso firme, ... estes chavões e clichés pensados e ditos à surrapa nos corredores (o mais politicamente correcto), sinceramente cansam-me!

Enquanto assim for continuaremos todos a dar "murros em pontas de facas", não se mudando mentalidades, não se muda nada. O politicamente correcto é a make up que permeia toda a sociedade actual e como  toda uma boa make up, se o que está por baixo for bem cuidado, tratado e limpo, ela dura mais e irá  realçar os pontos fortes do rosto, quando a preocupação é esconder e cobrir uma série de erros e imperfeições por descuidos, então é um trabalho incessante de toques e retoques!!

Beijos!
Albert Einstein de "politicamente incorrecta" língua de fora!
Fuuiiiiii!

Sem comentários: