segunda-feira, março 01, 2010

Pequenas coisas

Faz hoje precisamente uma semana que presenciei uma cena breve, mas comovente!
Estava eu no "para-arranca" da maravilhosa cidade da Amadora, quando vejo um menino de raça negra, com mochila escolar às costas, talvez tivesse uns 10 ou 12 anos, andar apressado pelo passeio.
De repente ele para e volta-se para trás e fica a olhar um cão (que deveria ser branco, por baixo do encardido todo do pelo) que pelos vistos o seguia.
O cão também para e fica a olhar para ele a abanar o rabo com aquele focinho ligeiramente de lado como que pedindo algo, vejo o miúdo olhar para o que seria o último pedaço da sua sandes (parte do seu pequeno almoço, por certo!), olhando novamente para o cão faz o gesto de levar o pão à boca, mas como continua a olhar para o cão, encolhe os ombros acaba por atirar o pão ao cão!
O cão apanha-o no ar, o miúdo fica ainda a olhar, o cão engole o bocado e abanando o rabo fita o miúdo que tembém está à sua frente observando-o. O miúdo então vira costas ao cão, e com um sorriso prossegue o seu caminho [para a escola].
O cão continua no mesmo sítio abanando o rabo, mas desta vez não o segue...

Foi uma cena breve, a brevidade de um abrir e fechar do semáforo, mas presenciá-la fez-me bem!

É daquelas coisas que nos faz acreditar na humanidade das pessoas! Espero que aquele menino, não a perca com o passar dos anos a conviver no mundo dos adultos...

Sem comentários: