quarta-feira, junho 28, 2006

Aqui estou eu mais uma vez...
Hoje deixo o desabafo de que estou farta que me perguntem para que é que serve "História da Arte"; não meus caros, não dá só pra dar aulas... O meu curso é o meu Hobbie eu gosto de estudar, mas só assuntos realmente que me interessam e graças a Deus nunca fui uma pessoa de interesses limitados, não senhor!
Por isso vou aqui deixar informação pertinente para esclarecimento geral para é que pode servir um curso em história da arte:

1. Adquirir conhecimentos teóricos em História da Arte Internacional e Arte Portuguesa, da Antiguidade à Contemporaneidade.

2. Dominar os conceitos e metodologias básicas da História da Arte.

3. Adquirir competências para a análise e identificação de obras de arte.

4. Desenvolver capacidade conceptual e crítica acerca dos objectos artísticos e sua contextualização.

5. Adquirir capacidade para utilizar os conhecimentos de História de Arte na intervenção cívica e social.

6. Aplicar conhecimentos de História da Arte na reflexão sobre a identidade cultural das diferentes sociedades.

7. Dominar os conhecimentos da História da Arte adequados ao desempenho de actividades nas áreas de Museologia e da Patrimonologia.

e ainda:

Saídas Profissionais
Os licenciados em História da Arte dispõem de uma sólida preparação de base para prosseguirem estudos de especialização nas várias áreas da História da Arte, da Museologia e da Patrimoniologia.

Os alunos que optam pela vida profissional após a conclusão da licenciatura, possuem formação de base para trabalharem em diversos organismos, públicos e privados, em primeiro lugar, museus, monumentos e sítios.

Podem integrar organismos da administração central, da administração local e fundações, para trabalharem no inventário de bens culturais artísticos, realizarem investigações, elaborarem catálogos, monografias e outros instrumentos de divulgação cultural.

Estão também preparados para integrarem equipas produtoras de eventos culturais, nomeadamente exposições, desde a concepção à divulgação, incluindo serviços educativos e de comunicação.

Espero que seja suficientemente esclarecedor!

Boa tarde

Sem comentários: